A evolução está selecionando os ignorantes

Antes de mais nada já digo que vou fugir do tema principal do TimTim online: a Neurociência. Aconteceu que esses dias vi uma notícia que me desesperou. Enquanto eu assistia com náusea e angústia a cerimônia da posse de Donald Trump, vi um trabalho científico que apresentou evidências de que a evolução está selecionando genes associados à menor conquista educacional. Calma, vou explicar.

13653345_2059389684286404_3790484992124808429_o

Não sei você mas eu tenho a impressão que está aumentando o número de pessoas que expõe opiniões pessoais sem embasamento, sem entendimento, sem estudo, sem conhecimento.

Ouvi em algum dos vídeos de Leandro Karnal que a internet democratizou a opinião. Ele comentou que basta abrir uma conta de facebook e nos consideramos literários em qualquer assunto. Eu concordo! É claro que eu acredito que todos temos o direito da apropriação de conhecimento, mas é necessário muito tempo e dedicação de estudo para se letrar em qualquer matéria e se tornar uma autoridade no assunto. É assim para ser bailarina, pianista, advogado, médico, cientista etc etc etc.

O que realmente me desesperou esses dias foi um estudo publicado na revista PNAS. Antes de tudo vamos pontuar: isso é um único estudo científico, baseado em dados populacionais e genéticos de uma população específica (indivíduos da Islândia). De qualquer maneira, as observações do estudo me parecem plausíveis de extrapolação para outras populações.

Vamos ao trabalho!

diploma-clip-art-9ipr6e4ieExistem marcadores genéticos que são associados com a conquista educacional, ou seja, existe uma tendência genética para se educar, estudar e chegar a terminar uma faculdade, fazer um mestrado e um doutorado. Isso significa que pai e mãe diplomados e com esses genes tendem a ter filhos com predisposição genética para alcançarem altos níveis educacionais.

Não estou dizendo que a genética é determinante. Ela é somente mais um fator na jogada do sucesso educacional. Fatores sociais e financeiros também têm seu papel. Portanto, não significa que se seus pais não estudaram, você também não vai estudar. Seus pais, você e seus filhos podem ter os genes mesmo que, por outros motivos da vida e sociedade, vocês não alcançaram uma pós-graduação, por exemplo.

Então qual a relevância de tudo isso? A relevância é que casais com esses genes passarão os genes para os filhos criando um grupo de pessoas com grande potencial para atingir altos níveis educacionais em qualquer área que seja.

O problema é que os indivíduos com alto nível educacional e componente genético para tal tendem a ter menor número de filhos. Isto porque essas pessoas tem filhos mais tarde na vida. Consequentemente, o componente genético para altos níveis educacionais vem diminuindo  na população com o tempo. A taxa de diminuição é muito pequena para ser observada na minha ou na sua geração. No entanto, a evolução não acontece em uma geração. Para a escala de tempo da evolução de milhares de anos a diminuição da presença desses genes na população pode marcar significativamente a raça humana.

A evolução está selecionando os ignorantes, ou seja, àqueles que não tem instrução e com menor potencial genético para tal.

Não vou negar que isso assusta qualquer pessoa que acredita que a educação é a saída desse mundo bagunçado e a única maneira de se atingir uma sociedade melhor. No entanto, depois de uma tarde pensando nisso achei uma luz no fim do túnel.

Os estudos que associaram àqueles genes com alto nível educacional foram feitos com pessoas que se formaram em um sistema educacional que era útil e interessante para àquele grupo de pessoas especificadamente (como foi para mim). É possível que existam outros genes relacionados à outras preferências educacionais. Por isso o sistema educacional tem que evoluir e se diversificar para atingir todas as preferências. 🙂

De qualquer forma ATENÇÃO!

Não fuja da sua responsabilidade e pare agora de espalhar informação duvidosa. Pesquise a fundo, se informe. E acredite, um especialista (alguém que estudou muito e muito tempo determinado assunto) muito provavelmente tem mais embasamento do que sua mera opinião baseada em discussão de whatsapp ou facebook.

Todos nós temos capacidade de ir mais a fundo no conhecimento… Basta arregaçar as mangas e se dedicar.

public-opinion

Referência:

Selection against variants in the genome associated with educational attainment. Kong A, Frigge ML, Thorleifsson G, Stefansson H, Young AI, Zink F, Jonsdottir GA, Okbay A, Sulem P, Masson G, Gudbjartsson DF, Helgason A, Bjornsdottir G, Thorsteinsdottir U, Stefansson K K. Proc Natl Acad Sci U S A. 2017. doi: 10.1073/pnas.1612113114.

Anúncios

4 comentários sobre “A evolução está selecionando os ignorantes

  1. Bem interessante o ponto de vista do artigo aqui explicado por você. É bem claro que filhos de “Doutores” tendem a ser “Doutores” mas acho que MAIS que a influência genética o maior peso é a influência SOCIAL. Eu por exemplo sou filho de um ex agricultor e uma dona de casa (ambos sem graduação superior), mas eles sempre me incentivaram a estudar por saber que isso faz toda a diferença no meu futuro e no deles. Eles sabem que foram fundamentais em minha instrução e sou grato pelo incentivo que recebi desde sempre. Então, como você mesmo falou, o ideal seria mesmo desenvolver formas de incentivar o “pensar antes de falar (ou postar)” principalmente nos meios de comunicação da atualidade.

    Curtir

    1. Oi Leandro,
      Concordo plenamente com vc, o componente genético é somente um fator associado com nível educacional. Além disso, como eu coloquei no texto, mesmo que seus pais não tiveram a oportunidade de chegar a níveis educacionais elevados por causa da condição social, eles podem ter sim os genes que, em você, já estão fazendo diferença.
      Obrigada pelo comentário! 🙂

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s